quarta-feira, 26 de junho de 2013


Caudectomia....


Mais um banho e tosa de Sucesso!
Duda - Uma verdadeira princesinha


Antes do banho!!! Sou linda de qualquer jeito.....



Duda ( pronta), já no colinho da mamãe!!

Olha como sou meiguinha! Raça não diz nada, não compre adote!

Que dia!!Um bom soninho merecido!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A importância do banho e Tosa


Animais de estimação criados dentro ou até mesmo fora de casa e com contato muito próximo do dono, devem ter os mesmos cuidados de saúde que o homem, para juntos desfrutarem da boa companhia, saudáveis.  Daí a importância do banho, não só como hábito de higiene, mas também como prevenção de moléstias que poderiam acometer a família.
De banhos semanais nos seus pets.
Além disso, a escovação diária dos  pets de pelo longos evita a formação de nós. Os nós facilita o animal a ter doenças de pele. Já que os próprios micro-organismos da pele se proliferam debaixo dos nós. 
O cão realmente precisa da ajuda de seu dono para manter-se limpo, diferentemente do gato, pois esses limpam-se com frequência. É recomendável que os banhos comecem a partir do 45° dia de vida, mas esse primeiro banho normalmente é dado pelo próprio dono em casa devido ao cão não ter todas as vacinas que o possibilite de ter contato com outros animais ou ambientes que possam ter doenças transmissíveis.
E tosar um cão é um ritual que também requer cuidados especiais e acompanhamento regular do dono. Raças como Poodle, Schnauzer, Shitzu, Lhasa Apso e Cocker, entre outros, precisam ser tosados a cada 45 dias no máximo. Após esse período, a pelagem começa a ficar disforme e fraca. Como em algumas raças o pêlo nunca pára de crescer, a tosa deve ser feita com freqüência. Assim, além do cão ficar mais bonito, terá uma pelagem mais saudável e a higiene estará mantida.


Banho e tosa em Shitzu:


Antes do banho e tosa!
O pelo antes do banho!

Depois da escovação, os nós sobre a mesa!

Já em casa pronta!





terça-feira, 18 de junho de 2013

Sarna Demodécica
Relato de um caso

Etiologia: A demodicidose canina (DC) é uma dermatose 
primária causada pela excessiva proliferação do Demodex canis - ácaro comensal da pele normal decorrente de quadro herdado de imunodepressão mediada celularmente.


Demodex Canis


Ou seja,o contágio ocorre por contato direto da cadela saudável com os neonatos em aleitamento, durante os 3 primeiros dias de vida do filhote. O ácaro pode ser encontrado nos folículos pilosos de filhotinhos com apenas 16 horas de idade, principalmente na região do focinho, evidenciando o contágio por contato direto durante a amamentação. A transmissão in utero não ocorre e a transmissão do ácaro fora o período neo-natal é infrequente.
Aparecimento juvenil ( animais com 1 até 3 anos de idade). Sarna não contagiosa.



Relato do Caso:

Nome: Luck

Idade: 1 ano e 4 meses.

Sexo: Macho

Peso: 1 kg e 800 gramas.

Raça: Yorkshire.

Queixa Principal: Logo após o banho no petshop, o proprietário visualizou no dorso esquerdo do animal, a pele eritematosa, e os pelos saiam com facilidade, deixando uma região alopécica circunscrita. O animal apresentava prurido leve a moderado, com pústulas e comedos. Não havia relatos anteriores de lesões similares a esta. Animal vacinado, alimentação somente ração.
Presença de comedos - pontos enegrecidos.


 Pele Eritematosa.
 Tratamento:

  • Banho Medicamentoso;
  • Ivermectina.

 
 





Queimadura por fármacos
Relato de um caso


Histórico:

Nome: Spike

Sexo: Macho (castrado)

Idade: 8 anos

Peso: 10.5 Kg

Raça: Schnauzer.

Queixa Principal:  


  • Otite bilateral, mas logo após a aplicação do medicamento no conduto auditivo, O  animal apresentou urticária intensa, dor, e aparecimento de lesões no conduto e virilha.
Lesão bilateral no conduto auditivo.


Lesão na virilha.


Tratamento:

  • Retirada do fármaco agressor - Lavagem.
  • Corticoide terapia.