sexta-feira, 2 de agosto de 2013
sábado, 29 de junho de 2013
quarta-feira, 26 de junho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
sexta-feira, 21 de junho de 2013
A importância do banho e Tosa
Animais de estimação criados dentro ou até mesmo fora de casa e com contato muito próximo do dono, devem ter os mesmos cuidados de saúde que o homem, para juntos desfrutarem da boa companhia, saudáveis. Daí a importância do banho, não só como hábito de higiene, mas também como prevenção de moléstias que poderiam acometer a família.
De banhos semanais nos seus pets.
Além disso, a escovação diária dos pets de pelo longos evita a formação de nós. Os nós facilita o animal a ter doenças de pele. Já que os próprios micro-organismos da pele se proliferam debaixo dos nós.
O cão realmente precisa da ajuda de seu dono para manter-se limpo, diferentemente do gato, pois esses limpam-se com frequência. É recomendável que os banhos comecem a partir do 45° dia de vida, mas esse primeiro banho normalmente é dado pelo próprio dono em casa devido ao cão não ter todas as vacinas que o possibilite de ter contato com outros animais ou ambientes que possam ter doenças transmissíveis.
E tosar um cão é um ritual que também requer cuidados especiais e acompanhamento regular do dono. Raças como Poodle, Schnauzer, Shitzu, Lhasa Apso e Cocker, entre outros, precisam ser tosados a cada 45 dias no máximo. Após esse período, a pelagem começa a ficar disforme e fraca. Como em algumas raças o pêlo nunca pára de crescer, a tosa deve ser feita com freqüência. Assim, além do cão ficar mais bonito, terá uma pelagem mais saudável e a higiene estará mantida.
Banho e tosa em Shitzu:
Antes do banho e tosa! |
O pelo antes do banho! |
Depois da escovação, os nós sobre a mesa! |
Já em casa pronta! |
terça-feira, 18 de junho de 2013
Sarna Demodécica
Relato de um caso
Etiologia: A demodicidose canina (DC) é uma dermatose
primária causada pela excessiva proliferação do Demodex canis - ácaro comensal da pele normal decorrente de quadro herdado de imunodepressão mediada celularmente.
Relato do Caso:
Nome: Luck
Idade: 1 ano e 4 meses.
Sexo: Macho
Peso: 1 kg e 800 gramas.
Raça: Yorkshire.
Queixa Principal: Logo após o banho no petshop, o proprietário visualizou no dorso esquerdo do animal, a pele eritematosa, e os pelos saiam com facilidade, deixando uma região alopécica circunscrita. O animal apresentava prurido leve a moderado, com pústulas e comedos. Não havia relatos anteriores de lesões similares a esta. Animal vacinado, alimentação somente ração.
![]() |
Pele Eritematosa. |
Tratamento:
- Banho Medicamentoso;
- Ivermectina.
Queimadura por fármacos
Relato de um caso
Histórico:
Nome: Spike
Sexo: Macho (castrado)
Idade: 8 anos
Peso: 10.5 Kg
Raça: Schnauzer.
Queixa Principal:
- Otite bilateral, mas logo após a aplicação do medicamento no conduto auditivo, O animal apresentou urticária intensa, dor, e aparecimento de lesões no conduto e virilha.
![]() |
Lesão bilateral no conduto auditivo. |
Assinar:
Postagens (Atom)